quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Daniel Murgel

Casa Convencional, 2008

Os desenhos de Daniel Murgel provocam o público a encontrar, em um jogo irônico de reflexão, suas prisões individuais, sociais ou culturais. Gaiolas remodeladas como casas evidenciam o processo de pesquisa do artista, que tem como ponto forte de sua produção a busca pela tridimensionalidade do desenho.
Daniel constrói situações e objetos imaginados a partir da exploração do desenho. Todos em aquarela e em cores variadas e vibrantes, os esboços – que depois se tornam a própria obra – remetem a algo do universo dos livros de contos infantis, onde as imagens, quando acompanhadas de histórias e um pouco de imaginação, se tornam vivas e fantásticas. Essa atmosfera lúdica e poética, Daniel proporciona quando realiza uma instalação ou uma escultura, que sempre são acompanhadas de suas representações no papel.
Para esta mostra, ele apresenta seu modelo de “casa convencional”, espécie de habitação de classe média para pássaros. A escultura se encontra em uma das árvores do espaço externo do Sesc Niterói, o que possibilita a visita dos mais interessados. O artista os convida a entrar na habitação onde o piso está coberto de terra, alpiste e outros grãos. Alimento para os que decidirem entrar ou novas vidas que podem germinar.
Casa convencional dialoga com questões sociais típicas dessa cidade, como a especulação imobiliária que cada vez mais reduz os espaços de moradia e convivência em sociedade. Contudo, a obra nos remete a algo além desse contexto específico ao atentar para situações em que nos encontramos como pássaros em gaiolas, observando o mundo ao redor, impossibilitados de nos acercar ou até mesmo de sair. Situações que protagonizamos em distintos momentos, fases ou contextos de nossas vidas. Neste trabalho – que provavelmente deve se desmembrar em uma série – Daniel investiga a contradição entre ausência e presença, as escolhas individuais (afinal, os pássaros vão entrar ou não vão entrar?) e as conseqüências de nossas escolhas.
Então, em que gaiola você se imagina?

Nenhum comentário: